25 MAR 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PREFEITURA ENTREGA UNIFORMES, EPI’s E KIT DE HIGIENE E LIMPEZA PARA COLETORES DA RECICLAGEM.
A ação foi desenvolvida através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Assistência Social.

Os coletores de reciclagem, que atuam em parceria com a Prefeitura na coleta de lixo doméstico e empresarial, receberam com alegria os kits com uniformes, epi’s e produtos de higiene e limpeza. Cada coletor, recebeu 2 conjuntos de uniforme ocupacional com calça e camisa com faixa refletiva, que proporciona mais segurança, para a coleta que é realizada no período noturno. Os funcionários da Prefeitura que trabalham na coleta de resíduos também receberam os uniformes. A confecção foi feita pelo Fundo Social de Solidariedade de Itaberá, através de projetos sociais de capacitação e geração de renda, ao todo foram entregues 73 conjuntos.
A Doação de EPI’s e produtos de limpeza e higiene conciliada com os uniformes, são para proteção e higienização pessoal dos coletores, na prevenção contra a COVID-19 e também para a realização da limpeza do barracão onde são manuseados os resíduos coletados.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, explica que há muitos valores envolvidos no programa da Coleta Seletiva, desde a sustentabilidade, a dignidade humana, a educação ambiental e  principalmente a promoção do bem estar coletivo que envolve toda sociedade contemporânea e também a herança que será deixada as gerações futuras.
A Coleta Seletiva implantada no Município em 2017, é uma das mais importantes políticas públicas de preservação do meio ambiente e colaboração com o desenvolvimento sustentável, realizadas pela municipalidade.
Os coletores de reciclagem, evitam que cerca de 75% do lixo gerado pela população, sejam levados ao aterro sanitário Municipal, garantindo menos poluição e mais qualidade de vida para todos.
Além de mais seguros, os uniformes garantem a identidade visual dos coletores, isso fortalece a credibilidade, dada pela população, ao serviço de coleta seletiva.
    INVESTIMENTO E EVOLUÇÃO
A Prefeitura Municipal subsidia o trabalho dos coletores desde 2017, quando foram acolhidos do antigo lixão e passaram a fazer a recolha dos materiais juntos com a coleta de lixo comum. Além do transporte, a prefeitura disponibiliza os barracões para acolhimento, separação e prensagem dos materiais que posteriormente são vendidos pelos coletores, garantido renda para as 10 famílias envolvidas nesse processo.
    COLABORE COM A COLETA!
As Coletas Seletiva e de Lixo comum são realizadas às Segundas, Quartas e Sextas a partir das 18h00.
Para colaborar a população deve deixar separado, o lixo orgânico, dos materiais reciclados em saco plástico preto.
    LIXO ELETRONICO, LAMPADAS E PILHAS
 Estes materiais demandam destinação correta, pois são altamente prejudiciais ao meio ambiente, a população ao descartar deverá fazer a entrega diretamente nos pontos de reciclagem. Os Coletores recebem o lixo eletrônico, pilhas, baterias de celulares, e lâmpadas fluorescentes nos barracões da Reciclagem que ficam localizados na Avenida Sevilhano Silva (atrás do Cemitério) sempre no período da manhã, até o meio dia.

Fonte: SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Autor: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERÁ