18 ABR 2021
ITABERÁ ADOTA MEDIDAS MAIS RÍGIDAS QUE O ESTADO PARA COMBATER O AVANÇO DA COVID-19.
Em 2021, já são 26 óbitos, sendo que 14 ocorreram no primeiro trimestre (Janeiro a Março) e 12 somente no mês de Abril.

Decisão partiu do Comitê de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus.

A semana entre os dias 09 e 16 de Abril, foi a mais difícil para o município, desde o início da Pandemia, no ano passado. Os dados apresentados pelas equipes da saúde, que consideram os registros de casos positivos, internações e óbitos, mostram que, 06 pessoas faleceram por COVID-19 em 2020 – (03 no terceiro trimestre e 03 no quarto trimestre).

Além disso, a Direção do Hospital São José, relatou ao Comitê o agravamento do quadro de saúde dos pacientes que testaram positivo. Na última semana o Hospital manteve média de 05 pacientes graves na unidade e outros 05 internados em UTI’s dos Hospitais de Referência no Estado. Essa sobrecarga dentro da Unidade Hospitalar da Cidade, agrava a tensão entre os profissionais da saúde, pois os pacientes entubados requerem cuidados intensivos.

O Prefeito, Alex Lacerda, destaca que o momento é delicado e que há uma força tarefa entre as esferas da administração municipal, para que não faltem medicamentos e kites de entubação no Hospital.

Diante do quadro, considerado grave pelos integrantes do COMITÊ, ficou deliberado em reunião na ultima Sexta-feira 16/04, que o Município de Itaberá, não deve acompanhar o Governo do Estado na Flexibilização que prevê uma transição entres as fases Vermelha e Laranja.

O Comércio, poderá ficar com as portas abertas, porém o atendimento deve acontecer na porta dos Estabelecimentos, impedindo que os clientes adentrem. A população por sua vez, deve colaborar, evitando sair de casa, usando máscara e respeitando as medidas de distanciamento social.

A Realização de atividades religiosas com aglomeração, também continuam proibidas por decreto Municipal até o dia 23/04.

Com a decisão do Comitê o Decreto nº 5163 de 09 de Abril de 2021, foi prorrogado até Sexta-feira 23/04.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERÁ
Autor: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE