29 SET 2023
TELEMEDICINA EM ITABERÁ
A Rede Municipal da saúde de Itaberá já conta com a TELEMEDICINA. O Município demonstra pioneirismo em trazer para o serviço público essa nova modalidade já utilizada pelos planos de saúde e hospitais privados. Os resultados são positivos para a rede e especialmente para os pacientes.
A telemedicina desafoga o atendimento nos postos de saúde, sendo um benefício tanto para o paciente atendido de forma remota, como também para aquele que será atendido mais rápido na consulta convencional.
Remédio em casa!
Junto com a telemedicina outra novidade agradou a população de Itaberá, é o remédio em casa, funciona assim:
Os pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo ligam para o telefone da telemedicina e são atendidos inicialmente pela enfermeira que faz a triagem online e a busca pelo prontuário digital no sistema. O paciente então, conversa com o médico, que faz a prescrição da medicação. A receita médica é gerada em PDF e enviada ao paciente pelo WhatsApp. Finalizada a consulta, a receita e os medicamentos são entregues a um motoboy contratado pelo município que faz a entrega na casa do paciente.
Os mais beneficiados com a telemedicina são os Hipertensos, cardíacos, diabéticos e outros pacientes que precisam de medicação contínua e não necessitam mais se deslocar até o posto de saúde, enfrentar filas de espera para renovar a receita, basta ligar para a TELEMEDICINA MUNICIPAL.
Caso o medicamento não esteja disponível na Farmácia Municipal o paciente receberá apenas a receita e poderá procurar a medicação nas farmácias populares e drogarias do município.
Benefícios gerados através da TELEMEDICINA:
  • Otimização dos agendamentos e infraestrutura.
  • Melhor acompanhamento do paciente (cuidado híbrido).
  • Teleconsultas (acessibilidade e agilidade).
  • Acompanhamento e monitoramento da equipe.
  • Engajamento do paciente, evitando deslocamentos.
  • Armazenamento de informações e documentos médicos no sistema da rede.
  • Redução de custos e aumento na eficiência do serviço público de saúde.
  • Segurança e comodidade para o paciente
  • Menos tempo de espera e custos com deslocamentos.
  • Acompanhamento e monitoramento remoto.
  • Maior agilidade e resolubilidade.
  • Maior engajamento com uma medicina mais preventiva e ágil.
Os bons resultados obtidos no primeiro mês de implantação da TELEMEDICINA em Itaberá estão sendo base para estudos de ampliação do serviço e em breve outros grupos de pacientes também poderão utilizar o sistema.

Fonte: ASSCOM
Autor: FRANCINE RODRIGUES DE ALMEIDA