PAIF – Programa de Atenção Integral à Família
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS conta com uma equipe volante, que iniciou suas atividades no mês de março, atuando junto às comunidades rurais. A equipe tem percorrido bairros e distritos com o objetivo de informar os moradores sobre o início dos atendimentos e das ações desenvolvidas pela equipe técnica, composta por uma assistente social e uma psicóloga.
Esses profissionais estão promovendo ações do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família –, por meio de atendimentos individuais e/ou em grupo, concessão de benefícios eventuais, orientações, encaminhamentos em casos de violações de direitos e garantia do acesso aos direitos socioassistenciais. Em breve, a equipe também contará com o apoio de um entrevistador do Cadastro Único, responsável por realizar inscrições e atualizações cadastrais.
A equipe volante é vinculada ao CRAS e tem como missão levar um atendimento qualificado às comunidades rurais do município, considerando sua ampla extensão territorial. O objetivo é facilitar o acesso da população aos benefícios e programas dos governos federal, estadual e municipal, dentro do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, das escolas estaduais e municipais dos bairros, bem como das igrejas locais, que prontamente colaboraram com a cessão de espaços físicos e disponibilização de equipamentos e recursos necessários. Essas parcerias garantem melhores condições de acolhimento e privacidade aos usuários, sendo a articulação com a rede socioassistencial de fundamental importância para a execução desse trabalho.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS comemoram esta importante conquista para o município de Itaberá e, especialmente, para a população rural. Essa era uma meta almejada há muito tempo, que agora se concretiza em benefício dos munícipes.